Brasil

* O Brasil registrou 34 mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19) e 1.891 pessoas infectadas pelo vírus, segundo balanço do Ministério da Saúde do final da tarde desta segunda-feira.

* O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, editou ontem uma norma sobre o funcionamento de cartórios durante a pandemia do novo coronavírus. Serviços considerados urgentes, como os registros de nascimento e óbito, devem continuar com atendimento presencial. Já outros serviços que tiveram o atendimento presencial suspenso podem ser substituídos por atendimento remoto através de telefone, aplicativo ou outros meios eletrônicos.

* O presidente editou uma medida provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de domingo 22/03, que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública. A medida é parte do conjunto de ações do governo federal para combater os efeitos econômicos da pandemia novo coronavírus. Como se trata de uma medida provisória, o texto passa a valer imediatamente, mas ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias para não perder a validade. O governo federal defende a proposta como forma de evitar demissões em massa.

 

José Bonifácio (SP)

Eduardo Benites, Secretario da Saúde, e Joselize Calgaro, Secretaria da Administração, informaram que a  campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira, 23/03. Idosos e profissionais da saúde são os primeiros a tomarem a vacina por definição do Ministério da Saúde. O período de vacinação na cidade se estenderá por vários dias. A campanha acontece em dois pólos: Clube da Terceira Idade e Escola Marafão, no bairro Brancate, substituindo as UBSs para evitar aglomeração. Tem transporte gratuito para levar os idosos até esses locais, o transporte sai da UBS Josefa Timporini Braga, no Jardim Novo, e da UBS João Lania, no Centro da cidade. As equipes da Estratégia de Família também vacinarão os idosos nas residências. Na unidade de Santa Luzia as enfermeiras irão até a residência dos idosos. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde através do telefone (17) 3245-9232 ou no Paço Municipal (17) 3245-9200. Vale lembrar que essa vacina não protege contra o coronavírus.

 

Noroeste paulista

As cidades do noroeste paulista registram juntas 354 casos suspeitos de coronavírus até a noite desta segunda-feira (23/03), segundo dados das autoridades municipais de saúde. Ao todo, são 30 cidades com casos. São José do Rio Preto é a única cidade da região que confirmou quatro casos até agora.

 

São José do Rio Preto (SP)

São José do Rio Preto divulgou na tarde desta segunda-feira, em entrevista coletiva, que a cidade registra atualmente 120 notificações para coronavírus, sendo 96 casos suspeitos, 4 quatro casos positivos e 20 deles descartados.

 

Ubarana (SP)

As vacinas acabaram em meia hora no primeiro dia de campanha nacional de vacinação contra a gripe, em Ubarana. A Coordenadoria de Saúde da cidade informou que o município recebeu 200 doses da vacina e a cidade tem cerca de 600 idosos e 78 profissionais de saúde. A coordenadoria disse que novas doses devem chegar entre quarta e quinta-feira e os moradores serão avisados. As vacinas também acabaram em outras cidades da região noroeste paulista: Pereira Barreto, Guararapes e Urupês.

 

Mirassol (SP)

Uma fábrica clandestina de álcool em gel foi fechada em um condomínio de chácaras em Mirassol, no início da tarde de ontem. Após receber denúncia, a Polícia Militar  encontrou cerca de três mil embalagens vazias e quatro tambores com capacidade de 800 litros contendo o material. O material apreendido e o responsável pela fábrica foram encaminhados para a Delegacia de Mirassol. O rapaz confessou o crime e foi liberado após registro do boletim de ocorrência. A polícia vai abrir inquérito para apurar o caso e o material irá passar por perícia.

 

Catanduva (SP)

Catanduva tem até a tarde desta segunda-feira 20 notificações para coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde, 17 casos ainda são suspeitos para a doença e outros três foram descartados. A Prefeitura de Catanduva também informou que, conforme exames, o óbito registrado na semana passada e enquadrado como suspeito de coronavírus, teve resultado negativo para o Covid-19.

 

Araçatuba (SP)

A prefeitura de Araçatuba anunciou que a partir de terça-feira (24/03) irá suspender as visitas dos agentes de saúde e endemias nas casas. A suspensão será realizada por tempo indeterminado. A vigilância epidemiológica pede aos moradores que reforcem o combate à dengue e à leishmaniose deixando os quintais limpos e sem água parada.

 

Tanabi (SP)

A Praça Stélio Machado Loureiro, em Tanabi, foi fechada pela prefeitura. Trata-se de uma medida para evitar aglomerações, por ser uma praça próxima à rodoviária é muito frequentada por idoso e moradores de rua. A Polícia Militar foi até o local para dispersar os moradores e isolar com uma fita. Outros locais como praças e pontos de aglomeração serão isolados. A cidade já contabiliza 4 casos suspeitos, com pessoas entre 15 e 69 anos.

 

Birigui (SP)

A Organização Social de Saúde da Irmandade da Santa Casa de Birigui informou nesta segunda-feira que vai instalar uma tenda na parte externa da unidade, onde será realizado o pré-atendimento dos pacientes. No local será realizada a triagem dos pacientes, evitando o fluxo interno na recepção da unidade, desta forma evitando o contato de pacientes.

Like