Desde o dia 4 de fevereiro de 2019, os eleitores de 478 municípios do estado de São Paulo que ainda não fizeram a coleta da biometria, estão convocados a comparecer aos cartórios eleitorais para colher os dados biométricos.

O prazo começou no dia 4 de fevereiro para todas as cidades, porém, com relação ao término, os municípios foram divididos em blocos, sendo que o prazo do 1º bloco vence em setembro e assim por diante, até dezembro.

O Cartório Eleitoral de José Bonifácio abrange quatro municípios: Adolfo, José Bonifácio, Mendonça e Ubarana. Esse grupo pertence ao 3º Bloco, com prazo final para o mês de novembro.

Os eleitores devem cadastrar a biometria no prazo definido, sob pena de terem o título cancelado. O eleitor com título cancelado não pode se inscrever em concursos públicos e tomar posse em cargos ou funções públicas, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, e participar de concorrência pública da União, estados e municípios.

O eleitor que já realizou a coleta biométrica anteriormente não precisa fazer novamente. No canto do Título desse eleitor está escrito “Identificação Biométrica”. Isso significa que o portador do documento já realizou a coleta biométrica e não precisa comparecer outra vez ao Cartório Eleitoral para tratar esse assunto.

O agendamento deve ser feito no site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br).  Após esse agendamento o eleitor deve comparecer na data marcada ao Cartório Eleitoral solicitado portando um documento de identidade oficial, com foto e original, não pode ser cópia e um comprovante de residência recente em seu nome ou de seus pais, por exemplo. Não é necessário levar foto 3×4.

Todo esse processo é totalmente gratuito. Somente pagará uma taxa o eleitor que se ausentou as urnas e não justificou. Nesse caso, a multa por turno é no valor de R$3,51.

Devido o prazo final ser aparentemente longe, muitos brasileiros não se preocupam com essa obrigação. Porém, é preciso acelerar esse agendamento, pois o tempo é extremamente curto. “Temos apenas 10 meses para realizar o cadastramento de 60% dos eleitores, função que demandou três anos para cadastrar cerca de 40%”, relatou Cristine Peres Bet, Chefe do Cartório Eleitoral de José Bonifácio.

Não há tempo, o eleitor não pode esperar. A Chefe do Cartório Eleitoral sugere a todos que aproveitem a agenda tranquila com horários disponíveis para escolha e rápido atendimento. “Próximo ao final do prazo as filas serão enormes e se a maioria deixar para os últimos dias, não será possível atender a demanda. O eleitor terá seu título cancelado e isso implica em diversas sanções”, informa Cristine.

O Cartório Eleitoral de José Bonifácio – 64 Zona eleitoral está situado na Rua 21 de Abril, Nº 666 e atende de segunda a sexta-feira, do meio dia às 18hs.

 

Like