O Zoológico de São José do Rio Preto (SP), conhecido como Bosque Municipal, ganhou na última semana a implantação de câmeras de segurança. O projeto de instalação da infraestrutura e do sistema começou em agosto do ano passado.

Ao todo, 19 câmeras monitoram o Zoológico. Com o bosque, todos os espaços e instituições coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, integrando Viveiro, Represa e Zoológico possui 31 câmeras.

No projeto, o Viveiro Municipal recebeu três câmaras, a Represa Municipal, 9 e o Zoológico outras 19 unidades, totalizando as 31.

As câmeras são monitoradas por meio da Central de Monitoramento, sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM). A Central fica no Parque Tecnológico e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para a secretária de Meio Ambiente, Kátia Penteado, além da segurança é geral, é possível monitorar e inibir frequentadores pulem as grades de afastamento e possa ter contato com algum animal no zoológico. “Exemplos disso são as jaulas de feras como o leão e de grandes animais que ficam em espaços mais abertos, como os hipopótamos. O monitoramento também deve inibir ou flagrar qualquer ação de visitantes que joguem alimentos ou objetos nos espaços dos animais, o que é proibido”, ressalta a secretária.

Fonte: G1

Like